Tecnologias Exponenciais por Peter Diamandis
Tecnologias Exponenciais por Peter Diamandis
Tecnologias Exponenciais por Peter Diamandis

Peter Diamandis é formado em Engenharia Espacial, Genética e Medicina em MIT e Harvard. É fundador e presidente da X Prize Foundation, organização sem fins lucrativos que premia as realizações mais relevantes para a vida das pessoas.

Em um coworking space, através de um evento exclusivo para comunidade tecnológica da FIAP, Peter Diamandis, co-fundador e presidente da Singularity University, além de autor do livro Abundance: The Future Is Better Than You Think – na lista de best sellers no NY Times por nove semanas, mostra como as forças emergentes conspiram para resolver os maiores problemas da humanidade.

A equipe da TRADSTAR esteve presente no evento e pode acompanhar todas as considerações de Peter Diamandis em primeira mão. Confira abaixo nossa cobertura, já traduzida para o português, e algumas colocações do palestrante:

A palestra abordou como o progresso nas áreas de inteligência artificial, robótica, manufatura digital, nanomateriais, biologia sintética e muitas outras tecnologias de crescimento exponencial permitirão que se tenha, nas próximas duas décadas, ganhos maiores que os dos últimos 200 anos. Peter falou sobre os desenvolvimentos lineares e exponenciais, citando como exemplo a empresa Kodak em comparação com o Instagram.

“Se vocês acham que o mundo está muito rápido, segurem-se em seus acentos, pois vai acelerar ainda mais. O número de pessoas conectadas triplicou entre 2000 e 2010. No futuro os tablets serão gratuitos. É difícil de acreditar, mas basta pensar que sem uma plataforma digital, você não poderá adquirir nada para que essa plataforma saia a custo zero para inúmeros interessados em vender outros serviços e produtos. Alguns itens tidos hoje como bens perderão o valor em si. Você vai deixar de possuir um carro para ter acesso a vários carros diferentes, de acordo com cada necessidade, por exemplo.”

“O XPrize visa resolver os maiores problemas do mundo. O primeiro XPrize, no valor de US$ 10 milhões, foi dado a uma equipe que desenvolveu uma estrutura de voo personalizado para até três tripulantes para fora da Terra. No ano passado, o vencedor foi um dispositivo que fornece diagnósticos médicos em qualquer lugar do mundo, em poucos minutos. A mais recente premiação foi oferecida a quem desenvolveu uma maneira mais rápida e inovadora de limpar derramamentos de óleo nos oceanos.”

“Estamos saindo da seleção natural para a seleção por inteligência. Podemos criar células e DNA. Na biomedicina, as células, os vasos sanguíneos e os tecidos cardíacos já podem ser impressos. É possível obter impressões 3D de concreto, peças de metal, alimentos sólidos etc. Sapatos são apenas um dos melhores exemplos de impressão que poderão ser feitos e comercializados de modo exponencial num futuro próximo.”