Lista dos melhores recursos para detectar plágio
Lista dos melhores recursos para detectar plágio

Plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, fotografia, audiovisual etc.) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos do autor original. O plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma. A origem etimológica da palavra indica conotação de má intenção e o termo vem do latim plagiu que significa oblíquo, indireto, astuto, esperto. O plágio é considerado antiético (e até mesmo imoral) em várias culturas, sendo qualificado como crime de violação de direito autoral em vários países, incluindo o Brasil.

Detectar plágio de textos não é tão simples, mas existem diversos recursos que podem auxiliar na busca por cópias indesejadas de quase qualquer texto publicado na internet. Os verificadores também podem ser úteis para saber se o texto escrito está com bons níveis de originalidade, pois essas ferramentas também são verdadeiras denunciadoras de clichês e expressões batidas.

Testamos diversos verificadores e preparamos uma lista com os melhores softwares para detecção de plágio:

PESQUISA NO GOOGLEwww.google.com
Dica óbvia, mas que merece estar aqui por uma razão especial: embora só seja possível verificar passagens curtas (apenas 32 palavras) permite consultar frases em todos os idiomas do Google, do africâner ao vietnamita. Uma pesquisa rápida de alguma citação pode indicar se o texto requer mais análise.
PLAGIARISMA www.plagiarisma.net
É o favorito de muitos profissionais, pois é super versátil. É possível logar-se através do Facebook e colar textos, verificar a URL ou carregar arquivos em até 190 idiomas. Além de pesquisas, também pode buscar artigos, patentes, pareceres jurídicos e jornais no Google Acadêmico e também no Google Livros. Disponível somente em inglês.
COPYSCAPEwww.copyscape.com
Ferramenta online que através de uma URL busca todos os textos com o mesmo conteúdo publicado naquele endereço na web. O serviço é gratuito para um número limitado de pesquisas e a grande vantagem é que a ferramenta cria um comparativo entre o post original e a cópia. Disponível somente em inglês.
DUPLICHECKERwww.duplichecker.com
É possível verificar qualquer texto carregando até mesmo um arquivo .txt e depois comparar frase a frase. É surpreendentemente rápido e indica artigos duplicados, mas também apresenta muitos artigos correspondentes a qualquer um dos termos, fora de contexto. Disponível somente em inglês.
PLAGTRACKERwww.plagtracker.com
A versão gratuita busca até cinco mil caracteres em 14 bilhões de páginas e milhões de artigos acadêmicos. Se comparado aos concorrentes, a versão gratuita pode ser considerada bastante lenta. Tem interface moderna e os resultados são apresentados de modo bastante organizado. Disponível em alemão, francês, romeno, espanhol e italiano.

Outras opções menos robustas:

Farejador de Plágio: em português, para detectar cópias de trabalhos acadêmicos.
JPlag: não rastreia conteúdos online.
Plagius: consegue detectar cópias em arquivos de diversos formatos como Word, PDF, OpenOffice, HTML e texto simples.

Por fim, se as ferramentas não forem suficientes, sugerimos o excelente trabalho Metodologia estatística computacional de detecção automatizada do plágio autoral – Uma proposta de interpretação dos resultados do programa Farejador de Plágio de Maximiliano Zambonatto Pezzin, como leitura complementar.