Lista de recursos para detectar plágio

16/11/2014

Detectar o plágio de textos não é simples, mas existem diversos recursos, inclusive gratuitos, que podem auxiliar na busca por cópias indesejadas de quase qualquer texto publicado na internet. Testamos diversos verificadores e preparamos uma lista com os melhores softwares para detecção de plágio. Os verificadores também podem ser úteis para saber se o texto escrito está com bons níveis de originalidade, pois essas ferramentas também são verdadeiras denunciadoras de clichês e expressões batidas.

🔎 O que procuramos nos melhores verificadores de plágio

  • Precisão: a característica mais importante.
  • Gratuidade: dispensa assinaturas e custos.
  • Relatórios: todos fornecem a fonte original de qualquer conteúdo plagiado, bem como destacam a cópia.
  • Facilidade: criar a conta deve ser rápido e fácil para usar sem precisar se inscrever ou fornecer nenhuma informação pessoal.

🧐 O que é plágio?

Plágio é o ato de assinar ou apresentar uma expressão intelectual de qualquer natureza (texto, música, fotografia, audiovisual etc.) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos do autor original. O plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma. A origem etimológica da palavra indica conotação de má intenção. O termo vem do latim plagiu e significa oblíquo, indireto, astuto, esperto. Considerado antiético e até imoral em várias culturas, o plágio é qualificado como crime de violação de direito autoral em vários países, incluindo o Brasil. Mesmo o uso acidental de conteúdo plagiado pode fazer com que seu site seja colocado na lista negra do Google, causar danos à sua reputação etc. E com a imensa quantidade de conteúdo online, até algo que você mesmo tenha escrito não está a salvo de conter, por coincidência, frases parecidas que parecem plagiadas.

📋 Lista de sites para detectar plágio 📋

◾ GRAMMARLYgrammarly.com
Um verificador gramatical, o Grammarly é também um excelente verificador de plágio. Ao digitalizar um documento, a ferramenta não apenas informa se ele é original, mas também se está bem escrito. No entanto, no teste, o texto foi apenas parcialmente plagiado. Embora o verificador gratuito tenha conseguido detectar o conteúdo totalmente plagiado, a ferramenta não encontrou nada nas frases parcialmente plagiadas. Este verificador percorre muitos bancos de dados: verifica bilhões de páginas da web em busca de conteúdo plagiado e também examina os bancos de dados acadêmicos da ProQuest.

◾ PLAGIARISMA plagiarisma.net
É o favorito de muitos profissionais, pois é super versátil. É possível logar-se facilmente e colar textos, verificar a URL ou carregar arquivos em até 190 idiomas. Além de pesquisas, também pode buscar artigos, patentes, pareceres jurídicos e jornais no Google Acadêmico e também no Google Livros. Ao usar o Plagiarisma – mesmo a versão gratuita – você obtém URLs para o conteúdo correspondente. Isso pode ajudá-lo a citar suas fontes. ◾ Plagiarismcombat: antigo Farejador de Plágio em português, para detectar cópias de trabalhos acadêmicos.

◾ PAPERRATERpaperrater.com
O mais rápido! Outro verificador de plágio que se saiu bem no teste de plágio é o PaperRater. Esta ferramenta também oferece um corretor gramatical e ortográfico. O uso é gratuito por meio do site, embora se quiser realizar testes ilimitados, será necessário pagar. Quando executamos o teste, o PaperRater foi preciso e capturou a maioria das frases plagiadas em nosso conteúdo editado. Também identifica a fonte do conteúdo plagiado e fornece a URL correta.

◾ COPYLEAKScopyleaks.com
O CopyLeaks acabou sendo um dos verificadores mais precisos que testamos. Conseguiu identificar mais da metade do conteúdo editado foi plagiado, e também captura o texto plagiado na totalidade. Embora o plano gratuito deixe a desejar, ele dá acesso a um dos melhores verificadores de plágio disponíveis. A versão gratuita é ideal para estudantes ou uso ocasional. O relatório coloca o texto do conteúdo plagiado lado a lado com o original para facilitar a comparação. Ele também destaca o conteúdo idêntico, pequenas alterações e palavras com significados relacionados.

◾ PLAGSCANplagscan.com
PlagScan é uma ferramenta  verificadora de plágio paga, embora ofereça uma versão de teste gratuita. O visual do site é clean e moderno, o que ajuda a visualizar os detalhes. Usa criptografia SSL de 256 bits, então as informações estão seguras. Para todos os idiomas.

◾ COPYSCAPEcopyscape.com
Ferramenta online que através de uma URL busca todos os textos com o mesmo conteúdo publicado naquele endereço na web. O serviço é gratuito para um número limitado de pesquisas e a grande vantagem é que a ferramenta cria um comparativo entre o post original e a cópia. Disponível somente em inglês.

◾ DUPLICHECKERduplichecker.com
É possível verificar qualquer texto carregando até mesmo um arquivo .txt e depois comparar frase a frase. É surpreendentemente rápido e indica artigos duplicados, mas também apresenta muitos artigos correspondentes a qualquer um dos termos, fora de contexto. Disponível somente em inglês.

◾ PLAGTRACKERplagtracker.com
A versão gratuita busca até cinco mil caracteres em 14 bilhões de páginas e milhões de artigos acadêmicos. Se comparado aos concorrentes, a versão gratuita pode ser considerada bastante lenta. Tem interface moderna e os resultados são apresentados de modo bastante organizado. Disponível em alemão, francês, romeno, espanhol e italiano.

PLAGIUS – plagius.com
O Plagius consegue detectar cópias em arquivos de diversos formatos como Word, PDF, OpenOffice, HTML e texto simples.


🏅 Os melhores sites verificadores de plágio

Com tantos sites verificadores de plágio por aí, em quais você pode confiar? Embora qualquer um desses verificadores dê conta do recado, dependendo das suas necessidades, alguns podem ser mais adequados do que outros. Ferramentas como PaperRater ou Plagiarisma são perfeitos se deseja digitalizar um documento rapidamente e não quer se preocupar em criar uma conta. Esses sites são ótimos para estudantes, escritores ou qualquer pessoa que precise apenas fazer algumas varreduras por semana e não queira pagar.

No entanto, se você está procurando um verificador que forneça relatórios completos e um painel intuitivo, considere CopyLeaks, Grammarly ou PlagScan. Essas ferramentas são mais adequadas para empresas e professores que desejam um verificador de plágio poderoso e não se importam em pagar (mas se suas necessidades forem mínimas, ambos podem ser usados ​​gratuitamente).

➕➕ outros caminhos para detectar plágio

Sugerimos ainda o trabalho acadêmico Metodologia estatística computacional de detecção automatizada do plágio autoral de Maximiliano Pezzin, como leitura complementar.

Julia Medrado

Julia Medrado

paulistana, tradutora, redatora, mestre em Literatura e Crítica Literária e especialista em Gestão de Projetos Digitais. Presta serviços junto a equipe Tradstar, empresa que criou em 2010; desde então, se divide entre projetos online.

todos os artigos