IFTTT, a nova regra da internet
IFTTT, a nova regra da internet
IFTTT, a nova regra da internet
IFTTT, a nova regra da internet
IFTTT, a nova regra da internet

IFTTT é um serviço web que permite aos usuários criar cadeias de instruções condicionais simples, chamadas de “receitas” ou “regras”, que são acionadas com base em mudanças em outros serviços web, como o Gmail, Facebook e Instagram.

IFTTT é a abreviatura de If This Then That para o conceito do put the internet to work for you.

Um exemplo “receita” é o envio de um e-mail toda vez que seus contatos IFTTT usarem certa hashtag ao tuitar. Ou, se o usuário for marcado por alguém no Facebook, a foto pode ser adicionada ao arquivo de fotos na nuvem automaticamente.  Você também pode receber uma notificação no seu Iphone sempre que uma chuva inesperada se aproximar! Só no Instagram, há pelo menos três regras que valem o clique:
– publicar imagens no Twitter pelo Instagram que sejam imagens e não link
– salvar todas as publicações do Instagram diretamente no Google Drive
– publicar fotos no álbum do Facebook pelo Instagram.

O IFTTT foi lançado em 2011 e hoje suas regras são amplamente utilizadas e compartilhadas por seus usuários.  Além de sua aplicação web, o IFTTT para iPhone foi lançado em 2013. Atualmente cerca de 20 milhões de “receitas” são criadas a cada dia.

Em fevereiro de 2015, o IFTTT renomeou sua aplicação original para IF e lançou a Do, uma nova suíte de aplicativos que permitem que os usuários criem seus próprios atalhos e regras personalizadas​.