Glossário Web

A

Affiliate Marketing Sistema de anúncio em que o site A tem um link para o site B, ganhando comissão sobre possíveis vendas.

Affinity Marketing Sistema de anúncio que leva em conta a similaridade entre produtos para sugerir e incitar vendas.

AJAX (Asyncronous Javascript and XML) – Uso combinado de Javascript e XML para tornar a navegação mais dinâmica e criativa.

Apache – o mais bem-sucedido servidor web livre.

API (Application Program Interface) Interface criada para a integração entre diferentes aplicativos. Através da API é possível que outros sistemas utilizem as funcionalidades de uma solução digital de forma transparente para o usuário final.

ASP (Application Service Provider) Nome dado às empresas que oferecem aplicativos baseados na Web.

ALTAtributo HTML que pode ser utilizado nos elementos img, area, input e applet. Especialmente importante para imagens, pois permite exibir um texto alternativo quando as mesmas não são exibidas.

 

B

Banco de dadosSegmentação de públicos-alvo de acordo com perfis de consumo, culturais, sociológicos, comportamentais e fazendo cruzamentos em ferramentas informatizadas para detectar coincidências e tendências de mercado.

Banners São os espaços publicitários mais comuns nas páginas da Web. Podem ser estáticos, animados ou interativos.

Blog Qualquer registro frequente de informações pode ser considerado um blog.  Um blog pode ter qualquer tipo de conteúdo e ser utilizado para diversos fins. Uma das vantagens é permitir que os usuários publiquem conteúdo sem possuir conhecimento técnico especializado.

Browser Software usado para acessar a Internet e visualizar o conteúdo das páginas.

 

C

CMS (Content Management Systems) – É um sistema para administrar (criar, editar, inserir, publicar) conteúdo em tempo real nos sites, sem a necessidade de conhecimento técnico.

Conteúdo dinâmico Conteúdo de newsletter que é alterado de acordo com regras ou variáveis pré-determinadas, normalmente são baseadas nas preferências que o usuário escolheu durante o processo de cadastro.

Cookies – Identificadores disponibilizados por servidores em que estão hospedados os conteúdos Web para os browsers que visitam suas páginas. O cookie é armazenado pelo browser e é ativado toda a vez que a página é acessada.

Copyright É um direito exclusivo desfrutado pelo autor, que pode ser negociado ou cedido a um editor ou a qualquer outro beneficiário.

CRM (Customer Relationship Management)Expressão que pode ser traduzida para a língua portuguesa como Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente. O termo CRM foi criado para definir toda uma classe de ferramentas que automatizam as funções de contato com o cliente.

Cross-campaign Método utilizado para obter o perfil do usuário, monitorando cliques.

Cross-sellingVenda de produtos similares.

CSS (Cascading Style Sheets) – É o conjunto de propriedades e valores que definem a aparência de um arquivo que utiliza linguagem de marcação (HTML, XML, XHTML).

D

Domínio – Endereço que permite a identificação e localização de sua marca/serviço na internet.

 

E

E-commerceConsiste em realizar transações de compra online, executando os processos de escolha, compra e pagamento eletronicamente.

E-mail marketingÉ a mensagem de correio eletrônico que tem por objetivo divulgar ou ofertar produtos ou serviços, manter relacionamento com base de destinatários ou, ainda, propiciar atendimento ao cliente.

 

F
FirewallDispositivo de hardware ou software que é configurado para permitir, negar ou monitorar dados que trafegam em uma rede de computadores.

Flash Tecnologia amplamente difundida que permite a criação de animações, páginas, imagens, banners e vários outros componentes gráficos interativos.

Fórum Ferramenta utilizada pelos usuários para debater assuntos de todos os interesses na Internet sob a forma de perguntas e de respostas.

Framework – Abstração que une códigos comuns entre vários projetos de software provendo uma funcionalidade genérica.

FTP (File Transfer Protocol) É uma das maneiras de transferir para seu PC arquivos de um computador ligado à Internet.

Funil de acompanhamentoÉ o mapeamento das URLs por onde os internautas deverão percorrer até a conclusão de um cadastro ou uma compra.

 

H

Homepage – Página principal de um site.

HTML (Hyper Text Transfer Protocol) – Protocolo de transferência de hipertexto, forma como os documentos são identificados e transferidos na Internet.

HTTP (Hypertext Transfer Protocol) – É um protocolo de comunicação utilizado para sistemas de informação de hipermedia distribuídos e colaborativos. Seu uso para a obtenção de recursos interligados levou ao estabelecimento da World Wide Web.

HTTPS Implementação do protocolo HTTP sobre uma camada SSL ou do TLS, permitindo que os dados sejam transmitidos através de uma conexão criptografada.

 

I

Endereço IPEndereço único que certos dispositivos eletrônicos utilizam para se identificar e comunicar em uma rede de computadores que utiliza o protocolo IP. Em termos simples, é um endereço de computador. Também pode ser compreendido como o equivalente a um endereço residencial ou um número de telefone de um computador conectado à Internet.

 

J
Javascript Linguagem de programação utilizada, principalmente, para validar o preenchimento de formulários e para prover interação do usuário com a página. O Javascript também é requisitado na programação em AJAX.

jQuery – Framework que ajuda na lógica dos sistemas da web.

Joomla – Sistema de gestão de conteúdos de código aberto desenvolvido em PHP e executado no servidor Apache ou IIS e banco de dados MySQL.

 

L

LinksImagens, palavras ou expressões que servem de ligação direta para outra página, ou parte da própria página.

 

M
Marketing viral /SMM (Social Media Marketing) – Técnicas de marketing que exploram o uso de redes sociais existentes para propagação de uma marca ou produto.

MicroblogFerramenta de comunicação na Internet que utiliza mensagens curtas e em texto, que podem ser atualizadas rapidamente por diversos meios, incluindo SMS, mensagens instantâneas etc.

Mobile marketingSão atividades normalmente relacionadas à publicidade e à oferta de serviços para clientes por meio de dispositivos móveis como telefones celulares, smartphones e notebooks.

 

N

Navegador É o software usado para acessar a Internet e visualizar o conteúdo das páginas.

Newsletter Mensagem de e-mail marketing do tipo informativo que tem como objetivo a divulgação de conteúdos relacionados a um determinado tema. É muito útil para comunicação periódica, como envio de notícias, dicas tendências, opiniões etc.

P

Page-viewÉ a quantidade de vezes que uma página foi visitada.

PHP (Hypertext Preprocessor) é uma linguagem de programação interpretada, livre e muito utilizada para gerar conteúdo dinâmico na Internet.

Podcasts Gravações de vídeo ou áudio sobre um assunto. São distribuídos principalmente por meio de agregadores.

Pop-upPublicidade que abre em forma de janela sobre a página.

Portal – Site com conteúdo que nos guia a outras páginas e domínios, abrangendo diversos serviços como chat, fóruns, previsão do tempo, etc.

Post Mensagem, notícia ou texto publicado em um blog.

 

R

Rede socialSites e páginas de interação e relacionamento virtual entre usuários da Web.

RSS – Usando RSS, não é preciso visitar diariamente os sites favoritos em busca de novidades. Inserindo o endereço RSS fornecido pelo site em uma aplicação de leitura de RSS, você é notificado a cada novidade publicada.

 

S

SEM (Search Engine Marketing) – São técnicas para promover um site por meio de ferramentas de busca.

SEO (Search Engine Optimization) – São técnicas utilizadas para melhorar a posição de um site nos resultados de busca.

Servidor – é um sistema de computação que fornece serviços, como armazenagem e indexação de dados a uma rede de computadores.

Silverlight Ferramenta que funciona juntamente com navegadores da web, melhorando a execução de diversos recursos interativos como animações, vídeos, jogos e ambientes interativos.

Site de buscaForma mais fácil e eficiente de se achar uma determinada informação na Web via palavras-chave.

SpamMensagem de e-mail que é enviada em massa e que não foi solicitada.

Streaming – Método de distribuição de conteúdo multimídia através da internet que possibilita a transmissão em tempo real.

T
Template Uma estrutura fixa de HTML que possui locais estratégicos para inserção de conteúdo. A cada novo material, a estrutura é mantida, e apenas o conteúdo é alterado.

U
URL (Uniform Resource Locator)Endereço de um site ou página da Web.

 

W

Webmail Aplicação em plataforma Web utilizada para gerenciamento de e-mails.

WidgetsMiniaplicativos que oferecem funcionalidades específicas, desenvolvidos para serem acoplados a sistemas mais completos.

WordPress – é um sistema de gerenciamento de conteúdos, escrito em PHP e executado em MySQL, especialmente para a criação de blogs.

W3C (World Wide Web Consortium) – É um consórcio de empresas que desenvolve tecnologias denominadas padrão para a criação e interpretação de conteúdos online. Sites desenvolvidos segundo esses padrões podem ser acessados e visualizados por qualquer pessoa ou tecnologia, independentemente do hardware ou software utilizados.

 

X

XHTML (Extensible HyperText Markup Language) – É uma reformulação da linguagem de HTML, combinada com regras de XML. A reformulação do HTML nestes padrões foi necessária para que os novos dispositivos de acesso à Web (TV, smartphones, celulares etc.) pudessem exibir as páginas corretamente.

XML (Extensible Markup Language) – É uma linguagem de marcação, assim como o HTML e o XHTML, que permite a customização de tags de acordo com a estrutura hierárquica dos dados que serão apresentados num documento.